Projetos Estruturais

Conheça as diferentes maneiras de se construir uma edificação

Concreto pré-fabricado

Mesmo muito acostumada com a construção de prédios em concreto armado, a população da região dos vales tem buscado outras formas de construir. Levando em conta custos e benefícios, como por exemplo o tempo de execução da obra, engenheiros especializados vêm abrindo horizontes para novas possibilidades de edificar.

De acordo com o engenheiro civil, Daniel Klein, da DomínioD – Engenharia de Estruturas, existe na região a cultura de se construir sempre da mesma maneira. “É interessante que cada região adotou uma forma de construir. Abrir os horizontes para novas possibilidades de edificação pode trazer muitos benefícios aos construtores e também compradores finais de cada obra”, explica.

Concreto armado

De fácil acesso e utilização, o material é amplamente empregado em diferentes tipos de construção. Embora não seja a única opção, é a técnica mais utilizada no mundo. A solução mescla resistência, compressão e durabilidade do concreto com as características do aço. “O resultado é um material que pode assumir qualquer forma com rapidez e facilidade”, destaca Daniel.

Concreto protendido

A solução em concreto protendido proporciona maior controle das deformações e restringe a fissuração natural do concreto. Embasada em um projeto estrutural coerente e rico em detalhes, a técnica exige mão de obra especializada. A vantagem deste modelo de construção é a obtenção de vãos livres maiores e redução nas dimensões de lajes, vigas e contenções.

Concreto pré-fabricado

Utilizando vigas, lajes e pilares pré-fabricados, este tipo de edificação é rápido tanto na produção quanto na montagem dos elementos da obra. Permitem de um cronograma de construção reduzido, já que o prazo para conclusão é menor. O sistema demanda um projeto estrutural detalhado e fornecedores devidamente qualificados para a execução dos serviços.

Estrutura metálica

Precisão, agilidade na montagem e facilidade de compatibilização com outros sistemas construtivos. A alta resistência do aço permite construir estruturas menores e mais leves, diminuindo consideravelmente a carga das fundações.

Alvenaria estrutural

Por meio da racionalização dos materiais, este método possibilita redução de prazos de execução, economia, e vai ao encontro da sustentabilidade.

O formato exige mão de obra qualificada e pode ser executado em blocos cerâmicos ou de concreto, reduzindo tanto o tempo de construção quanto os investimentos.

Voltar
Fale com A Hora
Ligue (51) 3710 4200
comercial@jornalahora.inf.br
www.jornalahora.com.br