O lúdico do quarto infantil

Com elementos que incentivam os sentidos, projeto se apropria do conceito montessoriano

Com pouco mais de nove metros quadrados, o quarto de duas crianças apresentava um desafio duplo para a arquiteta Karla Piloneto, da Casa Arquitetura. A principal questão a ser resolvida em um espaço era a diferença entre as crianças, um menino de 2 anos e sua irmã recém-nascida. “Com idades e sexos diferentes, foi necessário pensar em uma proposta ampla, com conceito único e funcional”, relata.

Os móveis e elementos lúdicos do projeto misturaram funcionalidade e charme ao espaço que, para ser melhor aproveitado, recebeu a proposta do quarto montessoriano. “Esse conceito prioriza a autoeducação, oferecendo elementos posicionados na altura da criança, estimulando o desenvolvimento e a autonomia de forma segura”, explica a arquiteta. Segundo ela, essa é uma estratégia para que os pequenos se sintam à vontade para explorar o espaço.

Educação nos detalhes

A cama em forma de casinha tem as proporções ajustadas às da criança. “Ao lado da cama, posicionamos o revisteiro, que acomoda livrinhos de histórias para ler antes de dormir à luz da luminária com a inicial do nome da criança”, detalha Karla. O cabideiro em formato de árvore, na altura da criança, permite que ela pendure a mochila e o casaco do uniforme, por exemplo, e aos poucos aprenda a se vestir sozinha para a escola.

Os penduradores redondos evitam acidentes com os ganchos e imitam frutas no pé. “Como para esse projeto optamos por criar um guarda-roupa, na hora de escolher o look para sair, a mãe pode colocar algumas opções nos cabides para que as crianças possam ajudar na escolha e se vestirem sozinhas.”, acrescenta.

O berço escolhido para a recém-nascida vira cama e se encaixa no espaço em frente ao roupeiro e futuramente pode ser substituído por outra cama montessoriana. O roupeiro com puxadores cava permite que a criança coloque a mão sem ficar presa ou se machucar. “O móvel foi dividido em partes iguais para guardar roupas, calçados e acessórios e tem ainda o trocador escondido que após o desfralde será substituído por uma prateleira”, conta.

A cortina, tapete e poltrona de amamentação já pertenciam ao quarto do primeiro filho e permaneceram no projeto. “Futuramente a poltrona será substituída por uma mesinha de desenho, assim que o segundo filho parar de mamar”, relata a arquiteta.

Cor para dois

“Para esse quarto, fizemos uma divisão simétrica, sendo um lado para o menino e outro para a menina”, observa Karla. Na parede, a pintura geométrica faz uma releitura de uma paisagem de floresta, trazendo o lúdico sem ser literal. “A sugestão é que os próprios clientes pintem a parede em dois tons de verde, um mais escuro e um mais claro e o céu azul com as nuvens. Faremos moldes para facilitar”, revela.

Para o lado da menina, como o universo infantil mescla a brincadeira e o decorativo, a arquiteta criou um dossel na parede que envolve o berço em um tom de rosa bem delicado. Já as cores complementares são uma aposta certeira, trazendo contraste ao espaço.

“O quarto montessoriano vai muito além de um estilo de decoração para quartos de bebês e crianças, o foco não está na estética, que muitas vezes privilegia a preferência de um adulto, e sim na funcionalidade, simplicidade e na possibilidade de dar maior autonomia à criança”, salienta.

Facilitar o desenvolvimento infantil, com uma quantidade mínima de móveis, também simplifica o trabalho com a chegada de mais um filho, quando a atenção dos pais redobra. Mas por outro lado a criança mais velha tem mais autonomia e ajuda mais após a chegada do novo bebê.

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