Apartamento de cara nova

Reformas são solução para quem ama onde mora, mas quer dar uma repaginada na casa

Um apartamento amplo, arejado e iluminado não depende necessariamente da quantidade de espaço e insolação presentes naturalmente no ambiente. Um projeto que traduz a importância do trabalho de um profissional de arquitetura na transformação de ambientes é de um apartamento de Lajeado, assinado pela arquiteta e urbanista Fernanda Klaus.

De acordo com a profissional, a reforma do imóvel abrangeu a área social, remodelando hall, salas de estar e jantar e varanda. “Os clientes precisavam de um espaço mais integrado entre a sala e varanda, que era separada por uma porta de correr. A ideia era melhorar a qualidade geral do ambiente, aproveitando ainda alguns móveis existentes”, explica.

Entre os desejos dos moradores, estava que o apartamento fosse mais iluminado. “Como tratava-se de um imóvel com fachada sul, não possuía insolação direta e foi preciso repensar o projeto de iluminação da área social”, analisa Fernanda.

Para que a reforma fosse efetiva e prática para o dia a dia dos donos do imóvel, a arquiteta projetou mudanças no piso, paredes e teto que não exigissem grandes obras dentro de casa. “Colocamos um piso vinílico amadeirado sobre o piso porcelanato existente, evitando transtornos maiores de reforma”, conta.

Para trazer melhorias na iluminação do espaço, a arquiteta realizou um projeto de gesso e luzes, posicionando-as de maneira mais distribuída e com temperatura de 3000k. “A ideia era trazer a luz quente e mais aconchegante ao espaço como um todo”, explica. As paredes receberam uma pintura nova em tom cinza, servindo de plano de fundo para a decoração. Alguns móveis foram mantidos, trocando frente de gavetas e outras peças foram adesivadas, gerando baixo custo e agilidade.

A varanda precisou de uma intervenção de mobiliário maior. “Utilizando uma melamina cinza e outra amadeirada conseguimos esconder a churrasqueira e criar nichos para decoração”, acrescenta Fernanda.

Como o espaço em apartamento se torna limitado para guardar vassoura, varal, aspirador de pó, entre outras coisas, a arquiteta projetou ainda na varanda um móvel ripado com dupla função, esconder o aquecedor a gás e armazenar esses objetos necessários. “Por menor que seja a transformação do espaço, é sempre bom mudar. Seja algo na decoração ou mudanças mais radicais”, indica.

Voltar
Fale com A Hora
Ligue (51) 3710 4200
comercial@jornalahora.inf.br
www.jornalahora.com.br