Linhas que permanecerão no tempo

Projeto da empresa Thomas Horn Arquitetura e Planejamento, de Estrela, redesenha a paisagem da avenida Piraí, em Lajeado

As instalações são extremamente complexas, como acessos controlados e parte elétrica
Equipes Thomas Horn Arquitetos e Construtora Zagonel com José Zagonel (centro) e arquiteto Cristiano Horn (à direita)

Um novo espaço para os colaboradores e associados da Cooperativa Sicredi acaba de ficar pronto. O empreendimento tem uma personalidade arquitetônica visível, e entrega à cidade de Lajeado uma estética imponente e marcante.

A definição das áreas projetadas partiu da necessidade individual de cada espaço, e levou em consideração as peculiaridades do terreno, orientação solar e vista para a cidade. Todos os componentes do prédio foram idealizados para facilitar a manutenção.

O arquiteto Cristiano Vilanova Horn conta que os fatores de segurança foram tônica no projeto. “Tudo foi aprovado pelo setor de segurança do sistema Sicredi”, afirma.  As instalações são extremamente complexas, desde acessos controlados, instalações elétricas e rede de dados, subestação, geradores e câmeras de monitoramento. Tudo tem que funcionar na mais perfeita ordem.

Criar, estruturar e fazer funcionar uma construção é o papel do arquiteto, do engenheiro e do construtor, mas, sobretudo, temos que, com emoção, ‘dar vida’ a um edifício para que ele sirva de palco para convivência com harmonia e cooperação.” Cristiano Horn

O empreendimento fica na avenida Piraí, no bairro São Cristóvão. A área total é de cerca de 8,4 mil metros quadrados, distribuídos entre Agência São Cristóvão e Superintendência (Sureg). Composto por estacionamentos, áreas técnicas e restritas, ambientes administrativos e de atendimento aos associados, auditório, áreas de convivência, sacadas e terraços, o local tem ainda um memorial que conta a história da Sicredi.

O projeto prioriza o relacionamento, o convívio em harmonia e a cooperação entre as pessoas, sejam elas colaboradores, associados, parceiros ou visitantes. Entre os materiais usados para garantir um visual marcante na fachada, estão granito, pele de vidro e concreto na fachada; pisos porcelanato e vinílico nas áreas de trabalho; carpete e revestimentos acústicos especiais no auditório; além de forros de gesso, placas minerais e concreto aparente.

Voltar
Fale com A Hora
Ligue (51) 3710 4200
comercial@jornalahora.inf.br
www.jornalahora.com.br