Da casa para o apartamento

Um bom projeto pode auxiliar na adaptação de famílias que trocam um imóvel grande por outro mais restrito

Mudar de imóvel muitas vezes significa mais do que se acostumar com um novo endereço e vizinhança. Pode alterar o estilo de vida da família e mexer com o dia a dia dentro de casa.

Por isso pensar em um projeto que facilite e minimize o impacto da mudança é um dos primeiros passos ao morar em um novo espaço.

Assinada pela arquiteta e urbanista Laura Zanatta Martins, a obra de uma família de Lajeado priorizou cores claras no novo imóvel. O casal, que trocou a casa por um apartamento, solicitou um layout que desse aspecto de amplitude ao espaço.

Com aberturas grandes, que aumentam a iluminação natural do ambiente, a arquiteta potencializou a luminosidade do espaço com iluminação indireta em gesso rebaixado, que dividiu os ambientes da sala de estar e jantar, sem necessidade de barreiras físicas. Já a iluminação direcionada destacou alguns pontos da sala de estar, valorizando os quadros escolhidos pelo casal.

Móveis versáteis

De acordo com Laura, uma das considerações do casal foi a possibilidade de um mobiliário multifunções. “A ideia era que o móvel da sala comportasse tanto a televisão e demais aparelhos como também a função de home office”, conta.

Para economia de espaço, o local dedicado ao escritório recebeu uma bancada ao lado da televisão, com acomodação para pufes que podem ser usados tanto ao sentar-se para trabalhar quanto para esticar as pernas enquanto se assiste à televisão.

Conforme a arquiteta, a funcionalidade foi uma das diretrizes principais para concepção do projeto. “Havia a necessidade de aproveitar os espaços para incluir armários que acomodassem todos os eletrodomésticos e louças sem que a circulação ficasse comprometida”, fala.

Repaginar

Uma maneira boa de economizar e manter em casa os móveis que a família mais gosta foi reformá-los. “Nem sempre precisa trocar tudo. Nesse caso, foram escolhidos novos tecidos para sofás e poltronas, repaginando móveis da antiga casa”, indica Laura.

O piso do apartamento foi mantido, a pintura refeita e o revestimento da parede da cozinha substituído por peças brancas. “Em toda área social do apartamento, foram utilizados os mesmos materiais para que fosse reforçada a sensação de integração e continuidade dos ambientes”.

Em todo o projeto, há a predominância da melamina amadeirada e branco e os detalhes em preto e espelho. O espelho junto ao hall foi mantido para garantir a amplitude da sala de jantar. O estilo contemporâneo se faz presente nas linhas retas do mobiliário.

Voltar
Fale com A Hora
Ligue (51) 3710 4200
comercial@jornalahora.inf.br
www.jornalahora.com.br