Para crianças, o lúdico

Projeto oferece espaços seguros, acessíveis e compatíveis com a metodologia pedagógica do colégio

Detalhes coloridos foram adicionados como extensão ao complexo estudantil. Nova fachada, mais vibrante, parece percorrer toda a extenção do prédio e leva um clima alegre para estudantes e familiares. Descontração ao estilo arco-íris é a tônica da parte externa

A Muram Arquitetura é responsável pelo projeto e a Vigas Engenharia assina a execução de uma edificação voltada para a Educação Infantil e Berçário do Colégio Madre Bárbara. A arquiteta Adriana Nunes Machado afirma que o desafio foi sedutor por causa da busca por uma arquitetura que transmitisse a leveza e o lúdico característicos da infância. A adequação do espaço para a escola infantil respeita as necessidades dos pequenos ao ponto que os encanta pelas cores e formas.

A luz e ventilação naturais ganham destaque para garantir a fluidez do projeto que tem área total de 612,48 metros quadrados. Ao percorrer o ambiente de circulação interna da escola, Adriana visualizou a atividade de todas as turmas, o pátio interno e se surpreendeu com a “transparência” dos ambientes. Foi aí que o projeto ganhou corpo e foi pelo caminho de garantir o protagonismo dos pequenos em todas as cenas.

Essa transparência foi estendida ao pátio sob pilotis no térreo, para que os familiares e pessoas que forem ao colégio possam acompanhar as brincadeiras e as atividades realizadas pelos pequenos, para criar uma aura de união. O resultado é a atração dos pequenos desde a entrada no colégio até o momento das atividades na área interna.

A “casca” da edificação apresenta em sua face interna superfície em concreto aparente e pele de vidro, enquanto algumas partes contam com brises de alumínio e pintura colorida que imprimem a função da edificação, voltada para a Educação Infantil. Com o resultado do projeto, as crianças ganharam mais autonomia para vivenciar o espaço escolar e melhores condições de aprendizagem. O ambiente oferece segurança, acessibilidade e tem compatibilidade com a metodologia pedagógica.

A opção de abusar das cores na fachada e também no mobiliário, fortalecendo a identidade do projeto, foi baseada na curiosidade dos alunos. Dois aspectos se destacam: a preocupação com o meio ambiente, ensinada desde a infância e aliada ao projeto por meio do aquecimento da água através de energia solar e a coleta de água da chuva; e a identidade do projeto, que ganha destaque com suas nuances vibrantes que remetem energia e o lúdico da infância, tanto na fachada quanto no mobiliário. Entre os materiais utilizados estão brises de alumínio colorido na fachada, cubas, tampos e banheira em Corian.

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