O básico certeiro

A paleta de cores em cinza, branco e marrom é uma alternativa a quem busca versatilidade na decoração

Com a recorrente diminuição na metragem dos imóveis, aumentou o desafio dos arquitetos na hora de planejar um lar aconchegante e funcional. Por isso, diversas soluções simples e de custo-benefício excelentes surgem para facilitar e embelezar cada vez mais os ambientes pequenos.

De acordo com a arquiteta Lis Falkowiski, da Diverse Arquitetura e Interiores, algumas escolhas certas já limpam o visual do ambiente e aumentam a sensação de amplitude. “As cores básicas como cinza, branco e marrom, além de deixar o ambiente sofisticado, abrem mais o espaço, ao contrário das escuras que tendem a deixá-lo com a sensação de que são menores”, explica.

Ao utilizar na cozinha tons semelhantes ou iguais aos da sala, é possível aumentar a conexão entre os ambientes, dando sensação de amplitude aos imóveis que têm conceito aberto. “A utilização de revestimentos 3D também é uma tendência na arquitetura de interiores contemporânea, facilitando o jogo de texturas e cores, sem sobrecarregar o visual”, acrescenta Lis.

Além das texturas, uma solução barata e bonita é a utilização de tecidos como papel de parede. “Paredes em destaque também são tendência e o tecido é uma opção que, além de ser mais barata, dá uma ilusão de efeito sem ocupar área útil”, indica a arquiteta.

Segundo ela, pessoas que tenham receio em ousar podem optar por um papel de parede com uma paleta de cores mais sóbria, utilizando as mesmas tonalidades do restante do ambiente, dando estilo, mas sem que o elemento roube a cena da decoração.

A peça-chave e mais usual aos espaços pequenos é a utilização de espelhos. A aposta é quase isenta de erros. “Colocamos espelhos na cozinha e na sala para aumentar a profundidade dos ambientes, refletir melhor a luz e iluminar o espaço”, relembra.

Trabalho simplificado

No geral, apartamentos já vêm com os locais das instalações elétricas pré-definidos e para não gerar muitas reformas, quebras de parede e sujeira, o arquiteto pode desenhar o mobiliário de acordo com o que já está posto. “Nesse projeto, como o elétrico já estava colocado, a solução foi criar sancas no mobiliário com pontos de interesse de iluminação sem mexer na estrutura, o que é uma ótima opção para quem mora em condomínios”, diz.

Os objetos decorativos multifuncionais também são opção a quem deseja economizar espaço. “Os garden seats, banquinhos coloridos feitos de cerâmica, passam a ocupar os ambientes internos e servem para decorar e sentar, além de serem úteis como mesinhas de apoio”, indica Liz. Os gardens seats deste projeto foram colocados embaixo de um aparador, ao lado da porta de entrada.

Refeições de família grande

De acordo com a arquiteta Lis, a família solicitou um ambiente de jantar capaz de acolher pelo menos oito pessoas. “Como o ambiente era muito pequeno, a saída foi construir uma mesa de bancada, com quatro banquetas altas na cozinha, além de uma mesa de quatro lugares no espaço jantar”, diz.

Voltar
Fale com A Hora
Ligue (51) 3710 4200
comercial@jornalahora.inf.br
www.jornalahora.com.br