Condomínio fechado

Conheça as características deste tipo de morada antes de escolher onde construir

Uma alternativa mais segura para morar, os condomínios fechados são áreas planejadas sob determinado terreno, com muros e portaria para restringir o acesso a moradores, proprietários e pessoas autorizadas.

Conforme Evelise Ribeiro, proprietária da Engenho Arquitetura, desenvolvedora e gerente de projetos de condomínios faz mais de dez anos em Porto Alegre, a diferenciação entre os tipos de condomínio é simples. “Normalmente são chamadas de condomínios horizontais as áreas que possuem terrenos disponíveis para construção de casas e de condomínios verticais as que possuem edifícios com suas respectivas áreas de uso comum”, explica.

Para que os muros dos condomínios não entrem em conflito com a movimentação e segurança da cidade, a tendência é a implantação de comércios na interface com a rua. “Esta é uma forma de mantermos a vitalidade da cidade onde vivemos”, indica.

Segurança

Pelo fato de ser fechado e ter controle do acesso de pessoas, a segurança e privacidade são as principais bandeiras dos condomínios. “Os terrenos, quando se tratar de condomínios horizontais, tendem a ter maior valorização, visto que existe uma tendência cada vez maior em buscar terrenos e casas em condomínios para compra, sendo uma boa opção para investimento”, cita.

Lazer e qualidade de vida

A maioria dos novos condomínios contempla uma área de lazer bem diversificada, com piscina, academia, jardins, parquinhos para as crianças, salões de festas, gourmets, lavanderias e outros benefícios. “Com todas essas atrações, você acaba economizando ao deixar de pagar uma academia, um bufê para uma festa ou a mensalidade de um clube”, revela Evelise.

Além disso, todas as despesas relacionadas a essa área de lazer são divididas entre todos os condôminos, deixando os custos muito mais baixos. Outra vantagem está na oportunidade de ter acesso a todos seus benefícios por um custo individual bastante reduzido.

Vida em comunidade

Dentro do condomínio, é possível fazer boas amizades com os vizinhos. Para quem tem filhos, é muito bom poder conhecer também os pais das outras crianças e poder deixá-los brincando livremente, sabendo que estão dentro da segurança do espaço fechado. “Morar em um espaço comum já cria a oportunidade de as pessoas se relacionarem de maneira mais próxima, desenvolvendo um verdadeiro espírito de comunidade”, elogia.

Praticidade

Um dos problemas de morar em casa ou mesmo em apartamentos sem a infraestrutura de um condomínio fechado está no fato de os moradores terem de cuidar de tudo o que diz respeito à manutenção das instalações. “Além dos funcionários que são contratados para cuidar da limpeza e da segurança da estrutura, nos condomínios existem contratos com prestadores de serviços que, periodicamente, cuidam da manutenção preventiva de todas as instalações”, diz. O rateio do valor do serviço entre todos os condôminos acaba por baratear custos.

Padrão de construção

Em alguns condomínios fechados, existem padrões, em outros, não. Tudo depende do regimento interno de cada um. “Há casos em que existe a chamada metragem mínima para a construção ou ainda a quantidade máxima de pavimentos, por exemplo”, explica.

Uma das características comuns é que a frente da casa não pode ser murada. Deve ser aberta com algum tipo de paisagismo ou área verde.

Valor do IPTU

O fato de ser condomínio não pode ser usado isoladamente como critério de aumento do valor desse imposto.

Ele é calculado pela área do imóvel e a área onde está inserido.

Voltar
Fale com A Hora
Ligue (51) 3710 4200
comercial@jornalahora.inf.br
www.jornalahora.com.br