Arquitetura e paisagismo

Beleza, conforto e privacidade a todos os moradores de uma das mais belas casas de Estrela

Sempre de mãos dadas nas mais belas obras, a arquitetura e o paisagismo integram áreas internas e externas das residências criando fluidez e ambientes harmônicos.

De acordo com a arquiteta e urbanista Ana Júlia Horn, a integração dos ambientes deixa uma casa mais confortável e receptiva. “Quando o interno e o externo da casa conversam entre si, fica mais fácil de a família ocupar toda a casa e senti-la convidativa em toda a sua extensão”, diz.

O projeto desta semana é de uma residência em Estrela e iniciou em 2014. Os proprietários solicitaram ampliação em 500 m² da casa já existente. “O desafio era projetar uma residência de fachada tradicional, detalhes modernos e acolhedora, que absorvesse o desnível do terreno e cujas circulações suprissem diferentes funções”, relembra Ana Júlia.

Para isso, foi elaborado para sua fachada com mescla de volumes: telhados aparentes, platibandas, máscaras e a sua principal característica esquadrias de grandes dimensões.

Conforme a arquiteta, o sucesso dessa fusão se deu principalmente pela composição dessas aberturas e a ampliação do ambiente térreo todo planificado e integrado conforme a necessidade. “A ampliação da casa trouxe mais aconchego com adição de mais espaço aos ambientes existentes e a criação de novos ambientes no pavimento térreo social”, explica.

Área interna comum

O conceito do ambiente teve como base a arquitetura escandinava. Cores claras, linhas geométricas, texturas amadeiradas e grandes vãos de janelas para entrada da luz natural. “Desde a decoração com vegetação específica para o ambiente até os tecidos de toque levemente rústicos. Todo ambiente foi voltado para o conforto da família”, salienta.

Em conexão com o home theater, a sala de estar conversa com o cômodo de lazer por utilizar materiais de mesma textura. “Seu diferencial fica a cargo de peças mais ousadas e imponentes como a lareira de pé-direito duplo e revestimento geométrico e mobiliário que flui para a escada transformando-se em um dos patamares”, analisa. O mobiliário de design e a grande parede com jogo de quadros de grande escala também compuseram o espaço.

Também integrada nos ambientes anteriores, a sala de jantar tem aplicação de materiais similares. “Neste cômodo o destaque se encontra na composição de espelhos com cortes geométricos e assimétricos com a intenção de ampliar o espaço com um painel criativo”, complementa.

Conforme Ana Júlia, a cozinha dobrou seu espaço útil se comparada com a da casa original. “Isso nos possibilitou criar um ambiente aconchegante e sofisticado com uso de laca autobrilho e grande bancada central em silestone stellar”, especifica. O fundo amadeirado dos mobiliários proporcionou maior profundidade ao ambiente e deu destaque ao mobiliário em tons claros e neutros além dos vidros reflecta e espelhos na bancada.

Piscina e jardim

A piscina com 60 m² comporta diversos usos e perspectivas. Acompanha o desnível do terreno que proporcionou uma borda infinita que pode ser apreciada de diversos ambientes da residência. O pergolado, colocado intencionalmente junto à piscina, formou um ambiente de contemplação e relaxamento.

A sauna e depósito foram camuflados pelo painel frontal com revestimentos de pedra mineira e paredes laterais com grandes paredes verdes verticais. Na composição de pisos, utilizou-se o piso cimentício e deck.

Paisagismo

O projeto paisagístico foi composto de diferentes tipos de palmeiras locadas de forma a tornar o ambiente mais acolhedor e intimista. A casa tem três entradas frontais. Uma pela garagem, outra pela sala de estar e uma terceira no meio das duas, com acesso direto à piscina e área dos fundos. “É uma solução para que os filhos do casal possam dar festas sem que os pais percam a privacidade de dentro de casa”, explica.

Voltar
Fale com A Hora
Ligue (51) 3710 4200
comercial@jornalahora.inf.br
www.jornalahora.com.br