Quartos funcionais

A escolha certa das cores e móveis garante atemporalidade aos cômodos

Projetar dormitórios para adolescentes e jovens adultos requer cuidados para que o ambiente permaneça de acordo com o gosto e personalidade do dono ao longo dos anos. Pensando nisso, a arquiteta e urbanista Laura Zanatta Martins criou ambientes atemporais para dois homens, um adulto e outro adolescente, a fim de que seus ambientes íntimos acompanhassem suas mudanças.

Segundo Laura, para o dormitório do jovem de 20 anos foi solicitado uma cama de casal, bancada de estudos, televisor e cores claras. “Conforme a preferência dos clientes, usei uma melamina amadeirada clara como predominante nos materiais do dormitório”, diz. No entanto, para gerar contraste, os detalhes no mobiliário foram feitos em melamina na cor grafite.

Em espaços limitados como em geral são os quartos, é necessário o cuidado redobrado com o projeto e posicionamentos dos armários. “Os móveis jamais devem obstruir a livre circulação dentro do ambiente e uma ideia legal para tal é utilizar uma parede inteira somente para o armário”, indica Laura.

A profissional afirma que escolher uma das paredes de fundo especialmente para o armário reduz a sensação do ambiente ser pequeno. “Para o tamanho do mobiliário não dar a sensação de diminuir o ambiente, optei por portas de vidro e espelho, que aumentam a luminosidade e causam sensação de ambiente mais aberto”, enfatiza.

Outros detalhes como a parede de cor verde e a fita de LED sobre a cabeceira dão jovialidade ao ambiente. No painel do televisor, foi usado um suporte articulado para direcionar o aparelho para a cama.

Adolescente

No dormitório do filho adolescente, eram necessários uma bancada de estudos, televisor com console de videogame e local para guardar material escolar. A cama de solteiro foi mantida, porém, o painel de cabeceira já foi projetado com a possibilidade de receber uma cama de casal. “Além disso, o criado-mudo com rodízios permite essa mudança com flexibilidade do espaço”, explica.

No projeto, foi utilizada uma melamina amadeirada de tom médio e azul-escuro para que ficasse apropriado para a fase adulta e sem características infantis. O piso laminado foi mantido e a pintura das paredes em cinza-claro foi refeita nos dois quartos.

“Nos dois projetos a funcionalidade foi a principal diretrizs. É importante priorizar a circulação dentro dos quartos para que a disposição do mobiliário não atrapalhe as atividades do dia a dia”, alerta. Em estilo contemporâneo, o mobiliário com linhas retas e a composição de quadros trazem características jovens aos dormitórios.

Voltar
Fale com A Hora
Ligue (51) 3710 4200
comercial@jornalahora.inf.br
www.jornalahora.com.br