Paisagismo a seu favor

Por trás de um belo jardim, é importante existir um detalhado projeto paisagístico

A manutenção dos espaços externos de uma casa pode ser um desafio para quem não é especialista e deseja ter um lindo jardim. Então, entra em cena o paisagista, que pode transformar esse espaço ao analisar as características do terreno.

De acordo com a arquiteta paisagista, Luciane Massaro, leva-se em conta a topografia, orientação solar e pontos a evidenciar ou disfarçar na casa, para só então definir as atividades e as plantas que serão colocadas na área externa.

Para Luciane, o paisagismo residencial ocorre em de-corrência da falta de áreas verdes de qualidade nas cidades. “A proximidade das plantas gera o aumento da qualidade de vida, trazendo saúde e ânimo. Cria-se um microclima no espaço, tornando-o mais agradável”, aponta.

Jardim tropical

Existem estilos de jardim que vão atender a perfil de diferentes clientes. “Entre eles, cito o jardim tropical que tenta recriar a natureza utilizando nossas matas como fonte de inspiração”, diz Luciane. Nesse estilo, as plantas nativas são mais utilizadas por terem facilidade em se desenvolver e pouca necessidade de manutenção.

Estilos estrangeiros

Em contraponto, estilos europeus criam cenários românticos com esculturas, vasos decorativos, cercas-vivas moldadas e espécies anuais, ou seja, menos duradouras e que necessitam de substituição periódica. “Outro estilo que vale a pena ser apontado é o mediterrâneo, cujas plantas necessitam menos água, solo pobre e bastante luz, gerando pouca preocupação e custo para manter o espaço” indica Luciane.

Espaços pequenos

Se engana aquele que pensa que só quem mora em casa tem a oportunidade de ter natureza no dia a dia. Com criatividade, é possível criar um pequeno oásis em espaços pequenos, como a sacada de um apartamento, por exemplo. “Vasos, floreiras, jardins verticais e hortas de temperos e chás são opções a serem consideradas para deixar ambientes mais aconchegantes”, indica.

Vegetação interna

Uma pesquisa da Universidade de Queensland descobriu que um escritório decorado com plantas pode aumentar em até 15% a produtividade dos funcionários. Outro estudo da Universidade do Texas mostrou que investir no verde pode ter grande efeito sobre a felicidade dos trabalhadores. “Para aquelas pessoas que mal têm tempo de ficar em casa, existe a possibilidade de levar a natureza para dentro de ambientes corporativos”, diz Luciane.

Voltar
Fale com A Hora
Ligue (51) 3710 4200
comercial@jornalahora.inf.br
www.jornalahora.com.br