Segurança e confiabilidade

Colégio Alberto Torres adotou moderno sistema de detecção e alarme de incêndio

Sempre preocupado com a segurança dos usuários das instalações, o Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat) buscou um sistema de detecção e alarme de incêndio confiável e que pudesse atender as peculiaridades da escola.

Para atender essa demanda, a empresa Ampla Automação e Elétrica Industrial, em parceria com o fabricante Tecnohold e o distribuidor Zeus do Brasil, optou pela instalação do Sistema Safira L250A.

O engenheiro da Ampla, André Nestor Borelli, explica que a configuração adotada é formada por um painel central de alarmes, contendo um cartão de controle lógico e interface homem-máquina (IHM) e um cartão eletrônico de fonte de alimentação/carregador de baterias; dispositivos de atuação manual (acionadores) e automática (sensores de fumaça); e módulo repetidor de alarmes com teclado ativo, dispositivo endereçável para visualização de alarmes em pontos localizados distantes da central.

O grande desafio do projeto era unificar os sistemas de detecção e alarme dos diversos prédios do colégio, localizado no centro de Lajeado. Ao optar por essa solução, foram retiradas quatro centrais de alarme, que funcionavam isoladamente, e substituídas pelo sistema Safira, que tem funcionalidade, confiabilidade e durabilidade como diferenciais.

O painel central fica localizado na guarita principal, enquanto na outra guarita localiza-se o painel repetidor. Isso permite o atendimento de sinalizações de alarme em qualquer um dos pontos.

O sistema Safira monitora constantemente os periféricos: o sistema pode saber se o dispositivo está presente e atuante ou se o mesmo foi removido. Quando atuado, a central exibe a mensagem na tela, grava o evento, repassa a mensagem aos periféricos e interfaces gráficas acopladas ao sistema, acionando os periféricos de saída e sinalização.

Voltar
Fale com A Hora
Ligue (51) 3710 4200
comercial@jornalahora.inf.br
www.jornalahora.com.br