Reforma amplia potenciais

Veja como a rotina dos moradores pode interferir nas mudanças do projeto do imóvel

As necessidades das pessoas mudam ao longo da vida e um imóvel pode sofrer das mesmas alterações. Isso porque os etilos de viver de cada um se modificam e por vezes uma casa pode não oferecer mais a mesma funcionalidade da época em que foi construída.

Como solução, a reforma entra no jogo para manter duas coisas que as pessoas adoram, a tradição de morar na casa e a costumeira localização, evitando a necessidade de se mudar. Às pessoas com filhos a mudança pode ser um problema quando é preciso adaptar as crianças a uma nova escola e moradia.

De acordo com a arquiteta Cátia Berteli, da Berteli Arquitetura, comprar um imóvel pronto também pode ser desafiador. “Por mais que a casa ofereça todos os cômodos necessários, às vezes, o projeto dificulta a rotina dos moradores”, explica.

Um imóvel nessas condições e que tem potencial para ser melhorado pode ser submetido a uma reforma e elevar a qualidade de vida da família. “É muito importante a avaliação profissional para ver da possibilidade ou não dessa reforma”, alerta Cátia.

As mudanças na estrutura do projeto nem sempre são necessárias. De acordo com a arquiteta, em alguns casos, se consegue essa transformação apenas modificando o mobiliário e trocando as funções dos ambientes.

O projeto desta edição traz a reforma da casa de um casal que precisou modificá-la em função da chegada de mais um filho. “Neste exemplo, não foi necessário ampliar a área da casa. Apenas remanejei espaços e funções, integrei ambientes e projetei um novo mobiliário”, explica Cátia.

Modificações no projeto

A sala de jantar se transformou no quarto do bebê;
A cozinha se transformou na sala de jantar;
A garagem e espaço da churrasqueira se transformaram na cozinha de receber;
Foi aberta uma porta/janela na sala de jantar, ligando o ambiente à varanda dos fundos. Essa varanda ganhou uma escada para acesso à piscina;
No banheiro do casal, foi eliminada a banheira que não era usada e foi criado um espaço reservado para o vaso sanitário e uma bancada de duas cubas;
O quiosque foi ampliado e fechado para festas maiores (mesmo em dia de chuva);
O mobiliário foi todo projetado e reformado dando um novo estilo à casa.

Voltar
Fale com A Hora
Ligue (51) 3710 4200
comercial@jornalahora.inf.br
www.jornalahora.com.br