Universo particular

O uso de toldos, persianas e cortinas garante ao lar mais privacidade e personalidade

Em tempos de compartilhamento e exposição, transformar a casa em um espaço para manifestar a total personalidade do dono do imóvel deixou de ser luxo e se tornou necessidade. E, apesar de cada pessoa ter seu universo particular, nem sempre se consegue exprimi-la em uma decoração coesa e agradável. É nestes momentos em que entra o designer de interiores, que une beleza e funcionalidade aos cômodos da casa.

De acordo com a designer de interiores, Juseliane Arenhart, a decoração de uma casa precisa transmitir a personalidade de quem a habita. “O lar nunca foi tão pessoal como é hoje. Não existe mais padronização e sim personalização”, explica. A utilização da madeira natural em diversas aplicações atribui aos espaços sofisticação e nobreza, além de facilitar a decoração e aquecer o ambiente.

Iluminação

Conforme Juseliane, a iluminação é um fator de peso em um projeto de interiores. Otimizar ao máximo a iluminação natural é um passo importante. Pensando nisso, utilizou nos projetos cortinas com tecidos leves e fluidos que ajudam a preservar a privacidade da família sem bloquear a entrada de luz natural nos cômodos.

Casas e apartamentos próximos a edifícios muitas vezes têm a privacidade diminuída devido ao amplo campo de visão de imóveis em locais mais altos. Para isso, o fechamento total de luminosidade em ambientes como dormitórios e homes pode ser feito com toldos ou cortinas blackout da Uniflex que durante o dia podem ser recolhidos, desaparecendo do campo de visão e não prejudicando a aparência do imóvel.

Outro tipo de iluminação que favorece o conforto dos moradores é a setorizada. Com controle na graduação da intensidade de luz para gerar uma atmosfera mais intimista e aconchegante, trazem um ótimo resultado, valorizam o espaço e, se necessário, ajudam a dividir os ambientes sem o uso de barreiras físicas como paredes e móveis.

Materiais diversos

Assim como as casas, a personalidade das pessoas transita entre nuances mais delicadas e fortes de acordo com a peça. “Uma forma bacana de trabalhar isso é transmitir essa dualidade trazendo contraste de formas sinuosas e retas e utilizando materiais pesados como o couro em contraposição a materiais mais leves como o linho”, indica.

Revestimentos

Os revestimentos de parede conferem personalidade, aconchego, sofisticação e praticidade. Pensando nisso, Juseliane utilizou tecido, papel, madeira e porcelanato da Uniflex para revestir paredes e trazer mais profundidade e personalidade ao espaço. “Quanto à utilização de revestimentos, a nossa atenção deve estar muito voltada à utilização correta, respeitando os limites de cada ambiente”, diz.

Para harmonizar com os revestimentos que no geral são mais frios, trazer a natureza para dentro de casa ajuda a trazer vida e alegria aos espaços. “Uma casa personalizada pede o convívio com flores e plantas verdes sendo parte fundamental do projeto”, fala.

Voltar
Fale com A Hora
Ligue (51) 3710 4200
comercial@jornalahora.inf.br
www.jornalahora.com.br