Construção inteligente

Reduzir custos, tempo de obra e torná-la térmica e acústica são alguns dos benefícios das construções em EPS

Uma tendência crescente na construção civil, o uso do EPS, o isopor em um sistema de painéis monolíticos, ganha espaço nas obras gaúchas. Surgido na Itália e muito difundido nos Estados Unidos, o sistema chegou há menos de uma década na Região Sul. “Uma construção sustentável tem papel fundamental no uso consciente dos materiais, já que é uma das indústrias que mais consome recursos naturais e modifica os ambientes”, diz Deisi Mathias, arquiteta e urbanista especializada no sistema construtivo com EPS.

De acordo com Deisi, o isopor mantém a temperatura interna, reduzindo o consumo de energia elétrica. “Quando uma casa é feita de material térmico, usa-se muito menos o ar-condicionado, reduzindo significativamente os gastos”, conta.

Além do conforto térmico, o isopor de alta densidade promove maior isolamento acústico. “Em diversos congressos do setor, ouvimos falar que uma das maiores questões de conflito entre vizinhos é causada pelo barulho. Com esse sistema, as famílias ganham mais privacidade e liberdade”, afirma Deisi.

Outra contribuição ambiental é o fato de o isopor não contaminar a natureza, além do material ser 100% reciclável e reaproveitável.

Isopor x alvenaria

O bloco de isopor, quando comparado à solução convencional, o bloco cerâmico, apresenta inúmeras vantagens. “São ganhos na estrutura, com menor consumo de aço, na mão de obra, com menor esforço físico necessário, e no transporte, com menos consumo de combustível fóssil”, enumera.

Com a redução de tempo e de mão de obra, há uma diminuição dos custos do projeto. “O tempo da obra reduz para até metade do tempo e o custo diminui de 10 a 15%, se comparada com a alvenaria”, pontua.

Casa sob medida

Assim como os móveis sob medida, as construções em isopor chegam no local da obra já com o tamanho certo. “É feito um projeto, levando em consideração a obra como um todo, as aberturas e os vãos. Depois a fábrica manda as peças prontas e enumeradas, sendo necessário apenas instalá-las e aplicar reboco de três centímetros de espessura por cima”, explica.

Esse tipo de construção gera baixa quantidade de resíduos e é resistente a fortes ventos e terremotos. “Mesmo que à primeira vista o isopor pareça ser um material frágil, ele é produzido para resistir a fortes impactos e o sistema construtivo é todo amarrado entre si, tornando a construção três vezes mais resistente que a alvenaria”, diz.

O tempo da obra reduz para até metade do tempo e o custo diminui de 10 a 15%, se comparada com a alvenaria.”

Por não sofrer as comuns fissuras e rachaduras dos materiais da alvenaria, a durabilidade da obra se amplia. “É possível construir até três andares de apartamentos sem precisar de vigas ou pilares”, revela Deisi. As lages tradicionais entre um pavimento e outro também podem receber uma camada de isopor, tornando-as igualmente acústicas e térmicas. “Aqui na Região Sul, esse estilo de construção é muito útil por não transferir para dentro de casa as mudanças repentinas de temperatura”, diz.

Voltar
Fale com A Hora
Ligue (51) 3710 4200
comercial@jornalahora.inf.br
www.jornalahora.com.br