Ambientes grandes que aproximam

A sensação de uma casa grande pode ser inversa ao seu tamanho quando se alia conforto, praticidade e personalidade

Espaços integrados continuam em alta entre os projetos arquitetônicos. A ideia de resgatar laços familiares ao criar ambientes agregados uns aos outros permite a maior visão possível dos espaços coletivos das casas e apartamentos e resulta em mais tempo de convívio entre as pessoas.

Aos casais jovens, a ideia sempre agrada, afinal, é ótimo poder estar na cozinha e ao mesmo tempo enxergar o que os filhos fazem na sala, por exemplo.

O conceito de casas cujos limites dos ambientes eram definidos por paredes já não agrada tanto quem tem a oportunidade de construir ou se mudar para uma casa nova. As paredes em excesso entre cozinha, salas e áreas de lazer podem criar literais barreiras entre os ocupantes do imóvel. Uma solução é criar ambientes fluidos, com limites sutis entre o começo de um e o fim de outro.

Conforto para o casal

Pensando em um lar acolhedor e confortável para um jovem casal, a arquiteta Evelise Ribeiro, da Engenho Arquitetura, projetou o interior de um apartamento localizado no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Segundo Evelise, o grande desafio foi dar vida a uma casa única e propícia para o convívio. “A ideia era privilegiar o design e o bem-estar do jovem casal que aprecia receber amigos e familiares”, fala.

A exclusividade do projeto pode ser observada em todos os detalhes desde os revestimentos, luminárias decorativas e mobiliários, muitos deles importados da Colômbia. “Na área social, o principal destaque é a integração entre estar e jantar. Os tons pastéis servem de plano de fundo para as cores dos móveis e objetos de decoração. Persianas brancas proporcionam maior leveza ao ambiente e privacidade”, justifica Evelise.

A lareira revestida em pedra palito branca contrasta com a madeira do mobiliário. Planejado para os momentos de lazer, o jantar com seu design marcante é suavizado pelas curvas do lustre e a rusticidade do ambiente contrasta com o apelo moderno do restante do projeto.

O desnível de forro serve como elemento delimitador do ambiente e a iluminação da área foi projetada com luz indireta e em cores quentes para dar um ar mais intimista e aconchegante.

Na cozinha, a prioridade foi aproveitar o espaço com armários brancos que revelam maior amplitude ao ambiente e iluminação através de rasgos com luz branca para garantir mais eficiência para os serviços de preparo das refeições.

No lavabo, o destaque é a cuba rústica em cerâmica colombiana e a iluminação indireta sob a bancada. Para evitar problemas de manutenção, foi utilizado no piso e na parede da bancada o mesmo porcelanato fosco cinza escuro.

Residência unifamiliar

O projeto de 250 metros quadrados tinha como proposta criar uma residência com ambientes integrados e sem impedimentos visuais, permitindo a união dos espaços de estar, gourmet e jantar para receber amigos.

O interior da casa se integra com o lounge externo e piscina, permitindo receber amigos durante todas as estações do ano. A sala de estar tem pé-direito duplo proporcionando maior amplitude a todo pavimento térreo.

No segundo andar, uma sala com lareira reservada à família para integração com conforto. A residência tem três suítes. A máster está localizada na fachada posterior com vista para área verde em frente ao terreno.

O conceito do projeto foi direcionado para priorizar linhas retas e um mix de cores claras e escuras nas paredes para destacar os volumes da residência. De acordo com Evelise, um dos aspectos privilegiados foi a utilização de materiais diferenciados, como pedra, madeira e vidro. “Proporcionam uma aparência mais rústica junto a contrastes entre luz e sombra, ressaltando as características de cada material”, explica.

Para arrematar, o projeto utilizou protocolos de automação compatíveis com dimerização e iluminação 100% LEDs.

Voltar
Fale com A Hora
Ligue (51) 3710 4200
comercial@jornalahora.inf.br
www.jornalahora.com.br