Vou construir, e agora?

Tirar um projeto do papel exige uma série de medidas. Confira passo a passo

Concretizar um sonho é umas das melhores sensações que se pode ter. E quando se fala em crescimento e independência a vontade de ter uma casa própria fertiliza no terreno das metas de cada um.

Além dos desafios financeiros, tirar o projeto do papel pode render bastante serviço ao futuro dono do imóvel. Construir uma casa pequena ou uma mansão requer que o proprietário siga os mesmos cinco passos.

De acordo com a arquiteta e urbanista da Engenho Arquiterura, Evelise Ribeiro, contratar um profissional habilitado para projetar o imóvel é a primeira medida a tomar. “Existe uma grande quantidade de imóveis que foram edificados sem o crivo de um arquiteto. No geral, as pessoas pensam que estão economizando ao descartar o profissional na hora de construir, mas, ao contrário do que se pensa, ele é indispensável para a economia e não desperdício de materiais, espaço e tempo”, esclarece.

Um dos mitos mais comuns é de que o arquiteto é um ‘objeto de consumo’ só para os mais abastados. “De acordo com o Código Civil, além do projeto elétrico, hidráulico, estrutural, paisagístico e luminotécnico, o arquiteto também pode ser o responsável legal pela execução da obra, devendo zelar pelo perfeito funcionamento das instalações e pela solidez da construção durante um período de até cinco anos após a conclusão da obra”, explica Evelise.

Passo a passo para construção

1 – Terreno

A primeira coisa a fazer é comprar o terreno, que será o elemento norteador da construção. De certa forma, ele determinará algumas dificuldades ou facilidades na construção.

De acordo com Evelise, se você está adquirindo um terreno, o correto será contratar um profissional qualificado já nesta etapa. “O arquiteto vai prestar assessoria e evitar futuros problemas, pois existem particularidades técnicas que determinarão um custo maior ou menor da obra, tais como as características topográficas, o tipo de solo existente para determinar as fundações a serem executadas e a posição solar”, indica.

2 – Projeto e documentação 

O projeto é a etapa de planejamento da construção em que você determinará o tamanho da obra, quantidade de ambientes, pavimentos, entre outros fatores. Depois de tudo pronto, o profissional que você contratou deverá submeter o projeto à aprovação na prefeitura e desenvolver o projeto executivo, o qual contempla os desenhos técnicos detalhados que serão utilizados na obra.

3 – Terraplenagem, água e energia elétrica 

A terceira fase é a preparação do terreno para a construção. Isso engloba o nivelamento dele com terraplenagem, ligação de água e energia elétrica.

4 – Construção da edificação

Deve ser feita conforme o projeto arquitetônico aprovado pelo cliente e pela prefeitura. Evelise alerta para o papel do arquiteto na construção de uma casa. “O profissional contratado deverá fiscalizar e garantir a qualidade da obra junto com o executor da obra”, diz. O pagamento de taxas e impostos, tais como INSS de obra, é obrigatório para posterior averbação da edificação junto ao Registro de Imóveis.

5 – Habite-se, registro de imóveis e escrituração

Documento fornecido pela prefeitura após a vistoria. Nele consta a informação que a edificação está liberada para o uso e está de acordo com a legislação. Após a construção da casa e seu respectivo habite-se, deve ser encaminhada ao Registro de Imóveis a documentação necessária para averbação da edificação.

Voltar
Fale com A Hora
Ligue (51) 3710 4200
comercial@jornalahora.inf.br
www.jornalahora.com.br