De quiosque a pub

Colecionador reforma quiosque e cria ambiente de produção artesanal de cerveja

Depois

A paixão por cervejas de um cliente gerou um bom desafio para a arquiteta Tássia Alberton, da Finata Arquitetura. O apreço do cliente pela iguaria originou uma coleção volumosa de itens e história, guardada carinhosamente no quiosque da residência.

Como coleções de qualquer artefato exigem organização e muito espaço, Tássia redesenhou o ambiente e, junto aos desejos do cliente, o transformou em um pub moderno e cheio de surpresas aos convidados.

Interessado não apenas nos rótulos, mas no sabor, o proprietário do imóvel começou a produzir em casa a própria cerveja artesanal. Para abrigar melhor os materiais, ele usou o quiosque da casa para o hobby. “Da forma como estava organizado, o quiosque não era atrativo e desvalorizava a quantidade de histórias impressas em cada garrafa exposta”, explica Tássia.

Para solucionar o problema, a ideia foi transformar o antigo quiosque em um pub, criar um espaço interessante para receber os amigos, valorizar a coleção do cliente e servir de espaço para a produção das cervejas artesanais. “O pergolado da lateral foi incorporado ao espaço do pub para ampliar e atender as novas necessidades. Era necessário também tentar aproveitar o que fosse possível para otimizar os custos”, relembra a arquiteta.

A base do projeto era impactar, surpreender e destacar a coleção do proprietário. “A fachada tornou-se uma ‘caixa preta’, que difere de toda a casa e mostra que ali há algo a descobrir”, revela. As paredes receberam pintura escura, além de materiais como telhas metálicas e tijolinhos, para criar a atmosfera intimista, mas aconchegante, legítima de pubs.

Os azulejos existentes também receberam pintura. O forro de gesso foi mantido, mas foi pintado com tinta que imita cimento polido. Os móveis da cozinha foram reaproveitados, mas apenas a bancada ganhou destaque.

Para exibir a coleção, o espaço ganhou novas prateleiras com iluminação pensada para manter o clima introspectivo. “A grande surpresa do espaço foi o piso com vidro, onde parte das garrafas ficam expostas e é possível caminhar por cima”, relata Tássia.

A diferença de nível entre o antigo quiosque e o pergolado favoreceram as condições técnicas para viabilizar essa ideia. “Foi um projeto que se tornou atraente e ao mesmo tempo funcional”, finaliza Tássia.

Voltar
Fale com A Hora
Ligue (51) 3710 4200
comercial@jornalahora.inf.br
www.jornalahora.com.br