A importância da engenharia na manutenção

Manter a segurança das pessoas, a qualidade dos produtos e a conservação do meio ambiente é trabalho dos engenheiros de manutenção

Solda a arco elétrico com eletrodo revestido

Mesmo com toda a responsabilidade que a atividade demanda, nem sempre o profissional que exerce essa função dentro da empresa tem a formação específica.

De acordo com o engenheiro de manutenção Flávio Santos, existem poucos cursos superiores na área. “Esse profissional acaba aprendendo a arte da manutenção pela improvisação de engenheiros de diversas áreas técnicas, prosseguindo com a realização de cursos de aperfeiçoamento de curta duração”, revela.

Para Santos, o profissional que atua na área deve estar em constante atualização. É necessário o cumprimento de normas regulamentadoras e leis de órgãos públicos como Ministério do Trabalho, Fundação Estadual de Proteção Ambienta (Fepam), Ministério da Agricultura, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), normas técnicas da ABNT entre outras, o que exige a participação em cursos, palestras, feiras e rodas de debates com outros profissionais do setor.

No trabalho de manutenção, não existe monotonia. “Todos os dias nos deparamos com atividades diferentes, precisamos estar aprendendo e nos aperfeiçoando para manter os processos sempre produtivos”, constata.

Nas últimas décadas, os equipamentos e maquinários nas indústrias, hospitais, estabelecimentos comerciais e na agricultura ficaram mais complexos. Essa modernização demanda uma manutenção mais cuidadosa e novas técnicas para mantê-los em funcionamento.

Assim como as máquinas, as ferramentas de gestão também se desenvolveram e abriram espaço para abordagens inovadoras quanto à organização. É aí que entra o engenheiro de manutenção. Ele serve para evitar problemas, consertar o que está errado, fazer análises preventivas e identificar falhas. Outra responsabilidade é otimizar o desempenho dos equipamentos e processos, utilizando toda a tecnologia disponível.

É o engenheiro de manutenção o responsável pela preparação do maquinário e identificação de possíveis falhas. Ao elaborar planos de prevenção, identificar riscos e avaliar as condições necessárias de equipamentos, ele potencializa as ações da empresa e ajuda as organizações a atingir os resultados desejados.

 

Voltar
Fale com A Hora
Ligue (51) 3710 4200
comercial@jornalahora.inf.br
www.jornalahora.com.br