Tecnologia a favor da precisão

Projetos residenciais modelados com a tecnologia BIM apresentam resultados mais eficientes

Modelagem completa de projetos elétricos, telefônicos, lógicos, hidrossanitários e estrutural,inseridos simultaneamente em um modelo tridimensional

A Lohmann Engenharia e Assessoria, empresa voltada à realização de projetos elétricos residenciais, comerciais e industriais, dispõe da tecnologia que mais cresce no mercado da construção civil, a plataforma Building Information Modeling (BIM).

Em português, Modelagem da Informação da Construção, é o novo conceito quando se trata de projetos para construções. Diferente do desenho usual em 2D, uma mera representação planificada do que será construído, a modelagem com o conceito BIM trabalha com modelos 3D mais fáceis de assimilar e mais fiéis ao produto final.

Na prática, nenhuma obra é igual, mas todas têm algo em comum: mobilizam uma variedade extensa de materiais, serviços e demais providências para que a execução aconteça da forma mais eficiente possível.

O projeto ideal realizado em BIM deve agregar todas as partes envolvidas no planejamento de uma construção, fornecendo informações aprofundadas sobre cada detalhe da construção e que podem ser utilizadas por todos os envolvidos, desde engenheiros e arquitetos até planejadores e responsáveis pela compra de materiais.

Em um software que aplique o conceito, vários profissionais podem trabalhar no mesmo projeto ao mesmo tempo utilizando um arquivo em comum, adicionando os dados que competem à sua especialidade e vendo as atualizações no modelo em tempo real.

Conforme o engenheiro eletricista Maurício André Lohmann, com o BIM, é possível criar modelos virtuais de todos os equipamentos de uma construção. “A modelagem BIM significa a automação do uso da informação, cada modelo, desenho, peça, equipamento gerados por essa plataforma contêm geometria e dados precisos necessários para o apoio às atividades de construção”, esclarece.

Utilizando essa tecnologia, é possível solucionar previamente problemas de execução como pontos de passagem para equipamentos, compatibilização e análise de conflitos entre projetos complementares, visualizar e avaliar alternativas em termos de custo e outros parâmetros do projeto, antes mesmo da construção da estrutura no local, garantindo assim sua precisão e integridade.

Com a proposta de facilitar e aumentar o desempenho dos projetos desenvolvidos, a Lohmann Engenharia prioriza trabalhos de qualidade e com maior grau de detalhamento utilizando softwares e projetistas de qualidade, facilitando, dessa forma, a execução e orçamentação dos projetos desenvolvidos.

Voltar
Fale com A Hora
Ligue (51) 3710 4200
comercial@jornalahora.inf.br
www.jornalahora.com.br